Fórum: LE5.0 - Instalação Multiterminal

Nova distribuição baseada no openSUSE Leap 42.2 para computadores do ProInfo

Imagem de Laércio Benedito Sivali de Sousa
Nova distribuição baseada no openSUSE Leap 42.2 para computadores do ProInfo
por Laércio Benedito Sivali de Sousa - quinta, 30 Mar 2017, 20:10

Boa tarde!

Muitos de vocês já devem conhecer o nosso recente trabalho de configuração do multiterminal no Xubuntu 16.04 para os computadores do ProInfo. Pois bem, baseados na experiência adquirida com esta solução, construímos uma distro personalizada, baseada no openSUSE Leap 42.2, com a solução multiterminal pré-configurada.

Acreditamos que esta nova distribuição consegue absorver os acertos, e corrigir alguns problemas, da solução anterior para o Xubuntu 16.04.

A ISO de instalação pode ser baixada no link abaixo:

https://susestudio.com/a/VX2m2Y/oi-suse-pms

OBSERVAÇÃO: é possível que o sistema apresente gargalos no consumo de memória RAM para computadores do pregão 83/2008 com 3 terminais em situações críticas (exemplo: 3 janelas do Firefox rodando um vídeo no Youtube simultaneamente), embora a distribuição utilize o zRAM para otimizar o uso da memória RAM e reduzir estes gargalos. Não deixem de nos dar o seu feedback! Além disso, o sistema não é compatível com os computadores do pregão 23/2012, devido à falta de um driver de vídeo compatível com as placas TN-750.

Também disponibilizamos uma ISO da mesma distribuição, mas sem a solução multiterminal, destinada a computadores monoterminais. O download está disponível no link abaixo:

https://susestudio.com/a/VX2m2Y/oi-suse-s

Uma outra ISO, destinada aos computadores "servidores" dos laboratórios de informática, está em fase de construção e deve ser publicada nas próximas semanas.

Em ambos os casos, é possível testar a distribuição direto no navegador, clicando no link Testdrive, para se familiarizar com o processo de instalação, antes de proceder com uma instalação real.

Após experimentar a distribuição, convidamo-los para responder ao questionário abaixo, a fim de aprimorarmos o projeto:

https://goo.gl/forms/M8vp3Limt9WWDCk13

Muito obrigado pela atenção!

Imagem de Fiz So PRabaixar
Re: Nova distribuição baseada no openSUSE Leap 42.2 para computadores do ProInfo
por Fiz So PRabaixar - terça, 4 Abr 2017, 21:41

Laércio, existe alternativa para baixar essa iso? Toda vez que tento no susestudio, ao logar a pagina vai pra erro 500. Estou com, no mínimo, quatro laboratórios dos pregões 83/2008 e 71/2010 parados, ansioso pra testar essa solução.

Parabéns pelo trabalho!

Imagem de Fiz So PRabaixar
Re: Nova distribuição baseada no openSUSE Leap 42.2 para computadores do ProInfo
por Fiz So PRabaixar - quarta, 5 Abr 2017, 02:01

Depois de passar o dia quebrando a cabeça, percebi em outros projetos que os links de download eram gerados com o sufixo "/download/oemiso".

Se mais alguém estiver com essa dificuldade, usem o link assim:
https://susestudio.com/a/VX2m2Y/oi-suse-pms/download/oemiso

Imagem de Valter Zakowicz
por Valter Zakowicz - segunda, 10 Abr 2017, 14:28

Olá bom dia. não estou conseguindo baixar a iso do seu projeto... você teria outro link para me passar? Estou com um multiterminal do pregão 71/2010 pra configurar. grato.

por Laércio Benedito Sivali de Sousa - segunda, 10 Abr 2017, 20:06

De fato, infelizmente o site do SUSE Studio está com problemas para ser acessado com o login do Google nas últimas semanas. Experimente utilizar outro login social (Facebook ou Twitter) ou criar uma conta Novell.

Ou então, como o colega acima mencionou, utilize o link direto abaixo (mas ele não vai permitir acessar o "testdrive on-line", tampouco o seu download vai ser contabilizado nas minhas estatísticas):

IMPORTANTE: Realizamos alguns testes nas últimas semanas e constatamos que, mesmo com 2GB de memória RAM, a experiência de uso de um sistema de 64 bits nos computadores do pregão 83/2008 com 3 terminais tem se mostrado sofrível em casos extremos (3 navegadores Firefox abertos ao mesmo tempo rodando um jogo em Flash ou um vídeo no Youtube, por exemplo). Por ora, o OI-SUSE não é recomendável nestes casos.
por Laércio Benedito Sivali de Sousa - quarta, 12 Abr 2017, 13:36

Para quem não conseguiu fazer login no SUSE Studio e baixou a ISO pelo link direto, seguem as informações sobre login/senha dos usuários:

senha de root: qwe123

Usuários:
  • "Professor" (professor) - senha: professor
  • "Modelo para Freeze" (freezetemplate) - senha: freeze
  • "Aluno #0" (aluno0) - senha: aluno0
  • "Aluno #1" (aluno1) - senha: aluno1
  • "Aluno #2" (aluno2) - senha: aluno2
  • "Aluno #3" (aluno3) - senha: aluno3
  • "Aluno #4" (aluno4) - senha: aluno4
por Valter Zakowicz - terça, 18 Abr 2017, 21:32

Boa tarde. Gravei a imagem em um pedrive através do dd, mas trava no cursor após a escolha do boot. seria algum problema na iso? Grato.

Imagem de Alexandre T. Maia
por Alexandre T. Maia - sexta, 21 Abr 2017, 00:36

Olá Laércio,

Baixei a iso do openSUSE Leap, gravei em DVD e instalei num  computador do pregão 83/2008 e num do pregão 71/2010. Tudo correu bem com exceção do acesso a rede wifi. Ao que parece não existe driver para a placa D-link DWA 525. O led da placa não pisca em nenhum momento e o comando ifconfig não mostra a interface wlan0. Existe algum driver para essa placa nessa distribuição  ?  Muitos laboratórios tem somente acesso via wifi aqui no interior de Pernambuco. Agradeço qualquer informação. Abaixo fotos dos pc com o sistema.

pc pregão 712010       

por Laércio Benedito Sivali de Sousa - terça, 25 Abr 2017, 13:55

Olá, Alexandre!

Talvez o firmware da sua placa de rede sem fio não esteja instalado. Você poderia um teste, por favor? Instale o pacote kernel-firmware e veja se a placa de rede sem fio volta a responder. Caso precise baixar o pacote manualmente, o link é

http://download.opensuse.org/repositories/openSUSE:/Leap:/42.2:/Update/standard/noarch/kernel-firmware-20160516git-5.1.noarch.rpm

Para configurar a rede, abra o YaST e acesse o módulo "Configurações de rede". Infelizmente, porém, o gerenciador padrão de rede do openSUSE (conhecido como wicked) não permite configurar redes sem fio com a mesma facilidade do Network Manager.

Ainda hoje eu devo liberar uma nova versão do OI-SUSE com o kernel-firmware pré-instalado e com o gerenciador de rede padrão substituído pelo Network Manager. Caso queira fazer a substituição imediatamente, instale os pacotes NetworkManager e NetworkManager-gnome, depois abra o YaST > Configurações da rede, clique na aba Opções globais e escolha a opção Network Manager.

por Alexandre T. Maia - quinta, 27 Abr 2017, 14:42

Laércio,

A instalação do Kernel-firmware solucionou o problema, consegui acessar o wifi, o comando ifconfig mostra agora a interface wlan0. Aproveitando a oportunidade, outro problema observado foi que pendrives não são detectados ou montados pelo sistema. Vou realizar uns testes nos softwares educacionais depois dou retorno se algum apresentou algum problema. Grato pelo feedeback.

por Laércio Benedito Sivali de Sousa - terça, 9 Mai 2017, 12:41

Alexandre,

Acabei de verificar aqui que o pacote gvfs-backends é necessário para a montagem automática de pendrives no ambiente de trabalho do usuário, mas ele não é instalado por padrão no OI-SUSE até o momento. Vou incluí-lo em uma próxima versão do OI-SUSE, mas, até lá, você pode instalá-lo manualmente com o comando abaixo:

sudo zypper install --no-recommends gvfs-backends
por Alexandre T. Maia - sexta, 5 Mai 2017, 21:45

Laércio,

Baixei a iso com a nova versão e instalei em alguns computadores do pregão 71/2010 . No momento após a instalação tudo funciona bem. No dia seguinte liguei uma das máquinas ela realiza o processo de boot mas não mostra a tela de login em nenhuma saída de video, aparece uma tela preta. Olhei em outras máquinas também apresentaram o mesmo problema. Troquei as usb  do hub ,mas não houve solução. Na iso anterior isso não aconteceu, o computador em que atualizei o repositório continuou funcionando sem problema. Aguardo contato.

Imagem de Ubirajara Menezes
por Ubirajara Menezes - sábado, 6 Mai 2017, 21:34

Estou com esse mesmo problema, após a instalação tudo funciona, ao reiniciar a máquina não aparece tela de login e nenhum dos dois monitores, porém no que está ligado na placa on board fica com o cursor piscando. 

por Laércio Benedito Sivali de Sousa - terça, 9 Mai 2017, 11:08

Estou tentando reproduzir o problema aqui, e me parece que ele não ocorre sempre: em alguns reboots, o sistema inicializou normalmente.

Vocês poderiam me confirmar se o problema persiste após uma atualização do sistema? Pressione Alt+Control+F1, faça login como root e execute "zypper up".

Uma solução paliativa para este problema é reiniciar o gerenciador de login. Pressione Alt+Control+F1, faça login como root e execute "systemctl restart display-manager".

por Laércio Benedito Sivali de Sousa - terça, 9 Mai 2017, 13:09

É possível automatizar a reinicialização do gerenciador de login em caso de falha. Basta criar um arquivo /etc/systemd/system/display-manager.service.d/restart-on-failure.conf com o seguinte conteúdo:

[Service]
Restart=on-failure

Vou incluir esta configuração em uma próxima versão do OI-SUSE.

por Alexandre T. Maia - terça, 9 Mai 2017, 23:01

Laércio,

Vou implementar suas sugestões  e verificar como o sistema fica. Grato pelo feedback.

por Ubirajara Menezes - terça, 9 Mai 2017, 14:56

Bom dia Laércio.

Após a atualização, os vídeos continuaram a carregar de forma instável, as vezes sim e outras vezes não.

A solução paliativa funcionou bem por aqui, às vezes preciso executar o comando duas vezes, porque na primeira apenas um monitor carrega as imagens.

Até agora só existe essa falha, nos outros aspectos o sistema está ótimo.
por Laércio Benedito Sivali de Sousa - quarta, 10 Mai 2017, 11:34

Um outro problema que eu comecei a observar aqui, principalmente com as últimas versões do OI-SUSE, é uma demora muito grande para inicializar a sessão do usuário (mais precisamente, para carregar o gerenciador de janelas do Xfce). Estou investigando o caso e atualizarei o OI-SUSE assim que encontrar uma solução.

por Alexandre T. Maia - quinta, 11 Mai 2017, 14:54

Laércio,

A versão 0.20 está instalada em  alguns computadores do pregão 712010 e não apresentou esse bug, instalei o pacote kernel-firmware e o pacote gfvs-backends e  o multiterminal continua estável.
por Alexandre T. Maia - segunda, 15 Mai 2017, 18:07

Laércio,

Tentei baixar a versão 0.4 do Suse PMS, mas o site não permite login, seja usuário novell, do google, facebook. Eu tinha feito um cadastro no novell e ele está ativo só que site do suse PMS dá erro. Como vamos conseguir baixar essa iso ?

por Laércio Benedito Sivali de Sousa - terça, 16 Mai 2017, 13:55

Já tentou o link direto?

Em tempo: gostaria de informar-lhes que, após uma tentativa de incluir o navegador Opera na instalação do OI-SUSE a partir do repositório oficial da empresa, o SUSE Studio corrompeu o meu projeto. Felizmente, eu consegui fazer um clone da última build bem-sucedida. Vou tentar retomar o trabalho a partir dela, mas, em todo caso, a tendência a longo prazo é que eu abandone o projeto OI-SUSE em favor de alguma solução equivalente que ainda me ofereça suporte a 32 bits, pois metade dos laboratórios do ProInfo do meu município são do pregão 83/2008. A solução mais próxima que nós encontramos até agora é a ferramenta simple-cdd para Debian.

por Alexandre T. Maia - quarta, 17 Mai 2017, 18:56

Laércio,

O link acima quando colocado no navegador vai abrir a tela  do suse studio, solicitando login com open id, dá erro no usuário novell, google, facebook, etc. E não consigo acesso a iso  para baixar.  

É uma pena que abandone o projeto OI Suse, o sistema apesar dos contratempos rodou bem nos pc do pregão 71/2010. Os repositórios do sistema vão ficar disponíveis online ? grato pelo feedback.

por Valter Zakowicz - terça, 25 Abr 2017, 20:18

Prezado Laércio... estou com dificuldades para instalar uma impressora samsung ml3750, e também não consigo acessar pastas em outras máquinas via rede. teria algum script para a samsung? Grato.

por Ubirajara Menezes - quinta, 4 Mai 2017, 16:07

Baixei a ISO e gravei um pen drive de boot via rufus no windows.

Deu tudo certo, mas na instalaçaõ recebo a seguinte mesnagem " "Failed ti find MBR identifier".

Poderiam me ajudar? Esse é praticamnete meu primeiro contato com Linux.

Depois de 10 anos estou de volta a dois laboratórios em escolas diferentes.

O primeiro tem computadores dos pregões 45/2007 e 83/2008.

O segundo são dos 83/2008 e 23/2012.

Os dois laboratórios estão parados e quero fazer com que funcionem novamente.

por Alexandre T. Maia - sábado, 6 Mai 2017, 23:01

Ubirajara,

Para o pregão 45/2007  eu indico o xubuntu ou então um lubuntu que você pode encontrar nos links abaixo:

http://nte-rj14.blogspot.com.br/2015/11/conheca-o-linux-xubuntu-nte-educacional.html

http://aetj.info/

Para o pregão 83/2008 e 23/2012 o linux educacional 5.0 que você pode baixar em:

http://www.prdsuporte.seed.pr.gov.br/modules/qas/aviso.php?codigo=48 ,  grave as isos em DVD e instale. Por aqui  deu tudo certo.

Imagem de Valter Arnaud Rodrigues
por Valter Arnaud Rodrigues - segunda, 14 Ago 2017, 13:43

Olá,

Gostaria de saber como colocar IP fixo nessa versão, pois quando vou no NM, na opção "Editar Conexões" não acontece nada. Já tentei com o usuário Professor e mesmo assim não funciona; indo pelo Yast ele dá uma mensagem dizendo que é o NM que gerencia a conexão.

Desde já agradeço a colaboração dos colegas

por Alexandre T. Maia - quinta, 17 Ago 2017, 23:44

Procure o mesmo tópico no link: https://discourse.c3sl.ufpr.br/ . Esse fórum está sendo desativado para o linux educacional.