Fórum: Outros [temporário]

linux
Novo ambiente
por Linux Educacional - quarta, 7 março 2012, 15:09

Olá a todos!!!

A comunidade linux educacional está crescendo a cada dia, estamos perto de atingir 11 mil usuários validados, quase 3 milhões de visitas e uma das ferramentas mais utilizadas é o fórum.

O fórum permite a socialização, o suporte técnico, a colaboração, etc, e pensando em potencializar ainda mais a interação pensamos em mudar o sistema de fórum, observe os tópicos de propostas:

• Escolha do IP Board um sistema de fórum profissional;
  • Dissociação do sistema de cursos (estamos passando por problemas por falta de tutor);
  • Estruturação dos fóruns para evitar a repetição dos tópicos;
  • Permitir a participação de moderadores, criação de grupos de usuários;
  • Estatística de visitas por tópicos;
  • Possibilitar a ligação as redes sociais;
  • Ranking de usuários que mais colaboram destacando por reputação;
  • Utilização de um domínio brasileiro: http://linuxeducacional.com.br

O que acham? O que sugerem? Como organizar? Candidaturas a moderadores? Quem conhece o IP Board?

Qualquer manifesto é bem vindo!

Proposta das categorias para os fóruns:

• Instalação
    • Instalação do LE 4.0 Multiterminal;
    • Instalação do LE 4.0 Desktop;
    • Instalação do LE 3.0 Multiterminal;
    • Instalação do LE 3.0 Desktop;
    • Instalação do LE 2.1;
    • Instalação do LE 2.0;
    • Instalação do LE 1.0
  • Rede
    • Wireless
    • Cabeada
  • Hardware e driver
    • Impressoras
    • Scanner
    • WebCam
    • Modem
    • Roteador
    • Placas de rede
  • Softwares educacionais
    • Italc
    • GCompriz
    • outros
  • Troca de experiências
  • Proinfo Integrado
linux
Re: Novo ambiente
por Linux Educacional - quarta, 6 junho 2012, 11:42

Analisando a viabilidade do IPBoard desiste da migração. Motivos:

• Temos mais de 12mil usuários e a migração poderia afetar as senhas destes e o acesso;
  • Os tópicos abertos não poderiam ser importados, e perder essa gama de "ajudas" não seriam interessante.

Medidas tomadas:

• O linuxeducacional.com rodava na uolhost e como alguns devem ter percebido ficou algumas vezes fora do ar, além da hospedagem compartilhada linux da uol não disponibiliza a versão 5.3 do php, ou seja, não era possível atualizar o moodle (ambiente do site). Portanto restavam duas opções migrar de servidor ou mudar para o plano windows, advinham qual a escolhida?
  • Hoje estamos hospedados numa VPS, ou seja, um servidor virtual que só roda o LE, com isso espero que o site não fique offline.
  • A versão do moodle é a mais recente (02/06/2012).
  • Criei um curso aberto com o nome de suporte e migrei os fóruns para lá, assim é possível organizar melhor os tópicos, facilitar o grupo de permissões.
  • Comecei a jogar as imagens dos LEs e Disco de recuperação para o souceforge melhorando o download (agradecimentos a todos inclusive ao Joecir).

Medidas a serem tomadas:

• Abrir mais temáticas de fóruns. (Visitem o suporte e façam aqui suas sugestões).
    • Softwares educacionais; Softwares: produtividade; etc
  • Organizar a bagunça dos tópicos movendo para o devido fórum; Além disso na migração algumas imagens não atualizou os links, caso encontre um post com este problema reportem para o email linuxeducacional[arroba]linuxeducacional.com
  • Acrescentar novos moderadores;
  • "Opção resolvido" para isso teria que mexer no módulo forum do moodle, isto apesar de útil seria um pouco mais complexo. (Vou estudar o caso com calma)
  • Estou pensando em uma maratona de organização, liberando inicialmente (durante um período de 15 dias) a opção para todos (inclusives usuários) de mudarem todos os tópicos (e não as mensagem) entre os fóruns. O que acham? Nessa maratona premiar o usário que mais reponder os tópicos com um livro sobre linux, o que acham? Qual o livro?

As mensagens anteriores estão aqui consolidadas e logo foram excluídas.

Agradecimentos: Leonardo Dario, Miguel Santos, Danilo Rodrigues dos Santos, Raul Liota da Rosa, Jorge Barros de Abreu, Sérgio Carvalho, Marcos Alexandre Redigolo, Edwin Gomes e Joecir de Oliveira.

Candidatos a moderadores: Marcos Alexandre Redigolo; Por favor confirme se querem realmente ser colaboradores como moderadores.

Imagem de joao britodesouza
por joao britodesouza - quinta, 14 junho 2012, 09:30

joao brito se candidata a moderador e Joecir também já se candidatou a moderador.

linux
por Linux Educacional - sexta, 22 junho 2012, 16:56

Já vou te colocar como moderador. Como moderador você poderá relocar os tópicos.

Comentem aqui o que acharam da seção de vídeos: http://linuxeducacional.com/le/video/

Imagem de Leonardo Dario
por Leonardo Dario - sexta, 22 junho 2012, 21:18

ficou bom, agora é capiar ou fazer vídeo, principalmente do 4.0 para publicar... podia fazer enquete para ver se a galera do fórum tem alguma necessidade específica/emergencial...

Imagem de Alan Nantes
por Alan Nantes - sábado, 17 novembro 2012, 00:38

Eu vi os videos e gostaria de saber como produzir alguns tambem com o L.E posso contribuir com os programas educativos e outros vídeos que tenha e acredito que poderia complementar a sua postagem Rafael. Aliás, tem dois caras que eu admiro muito na comunidade e um deles é você.Pelo seu esforço e abraçar a causa do L.E e acredito que é isso que realmente devemos fazer. A proposta do colega la embaixo de "padronizar" os ambientes não é tod mau entretando temso que ver a disponibilidade fisca dos aparelhos que ele tem...

Esta reformulação do fórum melhorou muito, mas acredito que tem algumas coisa que podemos simplifcar no layout da pagina.

Imagem de Alan Nantes
por Alan Nantes - terça, 13 novembro 2012, 21:29

Eu gostaria de contribuir com materiais. Tenho inúmeros documentos, videos, flash sobre o uso do L.E e suas ferramentas.

Também posso ficar captando material na internet e disponibilizar para a galera. Claro! Dando os devidos créditos a seus autores.

Inclusive em Dezembro agora (2012) vou para uma banca de Pós pois estou defendendo a formação continuada de professores a partir do L.E, que está inserido nas Polítcas Públicas para a melhoria da qualidade no ensino.

O tema é - Linux Educacional 3.0: limitações ou contribuições no fazer pedagógico?

Usei a metodologia da Pesquisa-Ação (apesar de ser da "ala" Marxista) e ensinei a um grupo de professores o KEduca e como ele pode ser utlizado na sua prática pedagógica.

Sei que nossos maiores "problemas" são ainda de teor técnico, porém é preciso focalizar o fazer pedagógico e dar mais visibilidade ao L.E.

Abraços a toda comunidade e me coloco a disposição para contribuir da melhor forma possível possibilitando uma maior visão e inserção do L.E nas escolas (e quem sabe ttambém nos Desktops de educaodres Brasil a fora...)!!!

Imagem de Leonardo Dario
por Leonardo Dario - quarta, 14 novembro 2012, 09:31

Alan, pode disponibilizar a sua pós para eu dar uma olhada?
Imagem de Alan Nantes
por Alan Nantes - sábado, 17 novembro 2012, 00:32

Ola Leonardo tudo bom?

Posso sim disponibilizar o documento, entretanto ela ainda não esta pronto. Tive que fazer uma pesquisa-ação que foi realizada neste final de semana e estou tabulando os dados.

Ele também vai passar por uma revisão do Senhor Pedro Demo e to tentando entrar em contato no FNDE no setr responsavel pelo projeto do L.E. Mas me deixe seu email para contato que envio para você.

Aliás se você tiver algo que possa contribuir eu serie garo pois eu vim andando desde "1997" lendo os decretos e portarias para sair do labirinto e entender como o L.E chegou as escolas.

Deixa ai seu contato que eu envio a você.

Abraços a todos da comunidade e estou a disposição, pois quero ser parceiro e fazer com que o L.E contribua efetivamente na pratica educativa dos docentes.

Imagem de José Augusto Correia da Silva Júnior
por José Augusto Correia da Silva Júnior - sábado, 15 setembro 2012, 21:30

Acho que quanto mais informações, melhor! Nós precisamos interagir todas as informações possíveis para deixarmos os laboratórios "redondos", ou seja, funcionando às mil maravilhas. O problema maior é que o fórum pode apresentar a receita, mas quando vamos fazer o "bolo" não temos "forma", "forno", nem os ingredientes necessários para tal coisa. Pra resumir, o LE3 obsoleto, o LE4 pesado demais para máquinas obsoletas. Não estou criticando o fórum, eu acho muito bom as iniciativas dos colegas, mas o problema é o governo que não disponibiliza máquinas mais potentes para instalar o LE 4. Porque não mudam o ambiente gráfico? Joga o XFCE, aí sim, melhoraria o desempenho delas.

Imagem de Alan Nantes
por Alan Nantes - terça, 13 novembro 2012, 21:34

Na entrada do site pede para responder um questionário, porém o link esta direcionando para um lugar "em branco". O link correto é o que abaixo e tem que avisar ao Rafael Nink se não me falha a memória (pois o post é seu) para alterar o link.

http://linuxeducacional.c3sl.ufpr.br/formulario/backup/formulario.html

Abraçs a todos da comunidade...

Imagem de Alan Nantes
por Alan Nantes - segunda, 19 novembro 2012, 21:07

No que eu puder ajudar me coloco a disposição Rafael.

Imagem de Alan Nantes
por Alan Nantes - segunda, 26 novembro 2012, 12:47

Gostaria de fazer uma nova proposição. Poderia ser aberto uma sessão apenas para trabalhar os aplicativos educacionais no Linux. Alias, outra preocupação que ando tendo é que alguns aplicativos não estão sendo incluindo nas versões que estão surgindo. Farei uma conferencia de TODOS os programas educativos que estão desde a versão 1.0 ate a 4.0. Depois listarei todos eles e propor como disse a criação de uma sessão deste setor "Aplicativos Educacionais". O Keduca por exemplo não esta no L.E 4.0 apesar de poder baixar o arquivo em .deb.

Não podemos deixar o L.E se resumir a uma mera similiridade do Ruindow$. Ele tem que se distanciar da questão Office e enfatizar estes aplicativos. Afinal,ele não é educacional?

Vamos a luta!!! Eu me disponho a fazer tutoriais,ser moderador, enfim, contribuir para avanço e melhoria do L.E.

Imagem de Emílio Luiz Faria Rodrigues
por Emílio Luiz Faria Rodrigues - terça, 19 fevereiro 2013, 22:40

Olá Colegas,

Gostaria de contribuir com um assunto sobre as versões, pois como o colega José Augusto Correia da Silva Júnior cometou acima, a partir da versão 4.0 com o KDE os equipamentos ficarão lentos e alguns erros, a Versão 3.0 estava ótimo, mais infelizmente a 4.0 não.

Vejam o que tive que fazer para continuar usando o Linux Educacional atualizado, fiz uma customização do LinuxMint 13 com área gráfica MATE (dvd ficou com 2,4 gb) e instalaei todos os "Aplicativos Educacionais" para ser usado em uma máquina com 1gb de RAm e ficou ótima. A interfave gráfica MATE é ótima e leve.

Então acredito que deva ser lançado uma nova versão com uma interface mais agradável e fácil para os usuários leigos, pois uso esse Mint customizado e meus alunos já estão até usando em dual boot com o windows.

Um forte abraço à todos.