Fórum: Dúvidas de Instalação [temporário]

Imagem de Denis Medeiros
Problema com código INEP
por Denis Medeiros - quinta, 17 novembro 2011, 19:30

Olá, prezados colegas,

Sou servidor de uma instituição de ensino pública e começamos hoje a instalar nas máquinas o Linux Educacional 4 (versão Desktop). O que não esperávamos é que na primeira inicialização seria solicitado o código INEP da escola. Bem, buscamos tal número e ao adicioná-lo recebemos a mensagem dizendo que o código é inválido. A partir disso, pergunto:

Qualquer escola pública pode instalar tal distribuição ou só pode as participantes de algum programa específico?

Desde já agradeço a quem ajudar.

Minha instituição: INSTITUTO FEDERAL DE EDUC CIENCIA E TECNOLOGIA DO RN - CAMPUS AVANCADO DE SAO GONCALO DO AMARANTE

Código INEP: 24000418

(Dados veirifcados em: http://www.dataescolabrasil.inep.gov.br/dataEscolaBrasil/)

Imagem de Rafael França
Re: Problema com código INEP
por Rafael França - sexta, 18 novembro 2011, 02:49

Apenas Escolas com o Inep cadastradas pelo Mec podem fazer uso do sistema, quando inserido o n° na tela inicial o próximo passo é a confirmação dos dados cadastrais da instituição: Nome da escola etc...

Abs.

Imagem de Denis Medeiros
por Denis Medeiros - sexta, 18 novembro 2011, 05:42

Camarada,

Então como se faz para se realizar esse cadastro junto ao MEC?

Achei que qualquer escola pública poderia instalar tal distribuição mas pelo visto a coisa é mais restrita.

Imagem de joao britodesouza
por joao britodesouza - sexta, 18 novembro 2011, 06:38

Bem eu apenas inseri o numero do inep e foi. Verifique se não tem a falta de algum número, ou exclua algum. Se não der certo. Poste aqui. Tem também a opção do le 3.0. Que tem um interface até mais bonitinho que o le 4.0.

Imagem de Altair Nelson Dall Agnol
por Altair Nelson Dall Agnol - sexta, 18 novembro 2011, 11:46

Pelo que sei, Linux é LIVRE e pode ser instalado em qualquer lugar. O código INEP, lembre que as vezes temos que deixar de fora os dois primeiros números ( ou seriam os dois últimos? não tenho certeza) e é claro lembre que precisa estar com a internet funcionando na hora de colocar. Em minha casa, baixei a versão desktop para um micro apenas e não pediu código. Funcionou bem, mas como é na verdade Kubuntu 10.04 que já está quase dois anos atrasado, já reinstalei o opensuse 12.10 que foi lançado na semana passada e este está ótimo para minha residência. O importante é ser linux e estar atualizado.

Imagem de Joecir Oliveira
por Joecir Oliveira - sexta, 18 novembro 2011, 11:47

Na verdade a restrição é sobre os softwares proprietarios, por exemplo o userful.

O governo paga para as escolas usarem o userful e por isso tem que ter o código inep cadastrado, se não a empresa dona do userful vai sair distribuindo de graça a licença.

por Joecir Oliveira - sexta, 18 novembro 2011, 11:52

Não é restrita, por exemplo se vc quizer instalar no teu pc basta baixar a versão pessoal.

Nesse caso seu, o problema são os softwares proprietarios, como pro exemplo o userful (tem que pagar para usar).

O governo paga uma determinada quantidade de licenças para usar (a do cadastro), o que está fora do cadastro tem que comprar a parte.

Por isso o código inep.

Imagem de Rafael França
por Rafael França - sexta, 18 novembro 2011, 16:53

Amigo esse pregão é qual? 71/2010 ? Se for, tenta entrar em contato com a Digibrás e peça uma imagem do Servidor e das Estações com o INEP da sua escola, e o problema será resolvido ! Complicado ficar com um laboratório parado por causa de uma coisas dessas ..

Abs

Imagem de Douglas Bilhalva de Oliveira
por Douglas Bilhalva de Oliveira - sexta, 18 novembro 2011, 13:01

Olha, não sei te dizer se precisa de algum programa específico, pois instalei por conta própria no NTE da minha cidade, coloquei o número do nosso INEP e funcionou direitinho, logo que coloquei o numero apareceu o nome e endereço do nosso NTE, verifica se ta correto o INEP de vocês. Só pede na primeira inicialização, depois não pede mais.

Imagem de Luciano Moreno Marques
por Luciano Moreno Marques - segunda, 21 novembro 2011, 05:44

Isso aconteceu aqui uma vez também com o projetor DIEBOLD.
O INEP do nosso NTE também não é aceito pelo projetor: o resultado disso é ter que digitar a frase: QUERO DIGITAR O INEP DA MINHA ESCOLA DEPOIS.
Todas as funcionalidades do Linux 4 estão perfeitas, depois que a referida frase é digitada.

Creio que seja problema com o software.
Como você disse que copiou a versão Desktop para os seus computadores, você não necessita da versão multi-terminais, e com isso pode instalar a versão HOME, que é a mesma da versão Desktop e não necessita de INEP para funcionar.

(Colegas, se eu estiver errado, me corrijam, por favor)

Imagem de Alan Nantes
por Alan Nantes - quarta, 30 novembro 2011, 21:35

Ola amigo tudo bom? Eu tambem fazia isto ate que derrepente "expirou esta opção" e a entrada no LE nao foi mais possivel. Eu instalei e peguei o numero de uma outra escola, pois a escola que eu trabalhava nao sei por que nao tinha ainda cadastrado. Entra no site http://linuxeducacional.c3sl.ufpr.br/ e manda um email para ver se a sua escola esta cadastrada ou se eles te arrumam um numero...é o jeito mais facil de resolver irmao, pois tem muitas escolas que nao tem ou foi alterado o INEP. Neste link tem varios numero de INEP

Imagem de Alan Nantes
por Alan Nantes - quarta, 30 novembro 2011, 21:41

Sua escola é nova amigo e o numero do INEP nao deve estar no sistema, apesar de ja estar cadastrado...pegue de outra instituição (eu sugiro pegar de uma escola que seja antiga e conhecida da sua cidade - VEJA UMA LISTA) e digite o codigo do INEP. Pronto...Achei errado este negocio do "userfull" pois serviu só para diminuir custos com maquinas, porem diminui a difusão do L.E para a comunidade...O L.E não deve estar apenas em escolas publicas, mas deve deve estar em escola particulares...Diga NÃO ao RUINDOW$

Imagem de Weney Lima de Araújo
por Weney Lima de Araújo - terça, 22 maio 2012, 11:19

É uma pena! Sou formado em sistemas de informação e estou fazendo minha segunda graduação, termino esse semestre, meu projeto final está relacionado ao Linux Educacional, estou projetando um software de ajuda para pessoas que são alvo de projetos de inclusão digital. Instalei o LE4 em uma máquina aqui para ajudar no desenvolvimento do meu projeto e adivinhem? NÃO POSSO! Meu trabalho - que diga-se de passagem é voluntário - fica limitado com esse programa por causa do tal do número de INEP. Como assim? Caros desenvolvedores do LE4: CONHECEM AS PRERROGATIVAS DO SOFTWARE LIVRE? Acredito, ou melhor, tenho certeza que não! Vocês monopolizaram o Sistema Operacional com essa joça de INEP. Tento fazer um trabalho para contribuir com a sociedade e não pra ganhar dinheiro como 99 por cento dos estudantes universitários do país, mas não posso por causa desse entrave. É por isso que muita gente abandona a causa do Linux, por atitudes como essa. LIBERDADE é LIBERDADE!! Estudem mais um pouquinho, vocês não têm compromisso com o Software Livre.

por Joecir Oliveira - terça, 22 maio 2012, 15:46

Cara, acho que vc falou bobagem.

Explico.

O código INEP serve para monitorar as escolas, e por que usamos software proprietário, por exemplo o userful (é pago e o governo não vai dar de graça).

Se vc quizer usar o 4.0 e só baixar a versão pessoal.

Que é SOFTWARE LIVRE.

http://le.c3sl.ufpr.br/iso/Linux_Educacional_4.0-home-i386.iso

Boa sorte.

por Joecir Oliveira - terça, 22 maio 2012, 15:50

Cara, acho que vc falou bobagem.

Explico.

O código INEP serve para monitorar as escolas, e por que usamos software proprietário, por exemplo o userful (é pago e o governo não vai dar de graça).

Se vc quizer usar o 4.0 e só baixar a versão pessoal.

Que é SOFTWARE LIVRE.

http://le.c3sl.ufpr.br/iso/Linux_Educacional_4.0-home-i386.iso

Boa sorte.

por Luciano Moreno Marques - quarta, 23 maio 2012, 06:43

hahaha
O Manolo soltou os cachorros, sem ver que os gatinhos estavam livres...
Como o Joecir falou aí, você tá usando a versão DESKTOP do LE 4, que é voltado pra escolas.
Pra computadores que não são voltados pra escolas, há a versão HOME, que é a que você deveria ter pego.

Mas no Brasil é assim mesmo: a falta de leitura, entendimento, interpretação é substituida logo pela truculência.

A versão Home está escancarada na mesma página de download que a versão Desktop, era só ter lido a página, e escolhido a versão correta.

Acusa os desenvolvedores de não conhecerem as prerrogativas do Software Livre, mas desconhece a prerrogativa da pesquisa e informação antes de soltar a verborréia por aí.

Uma pena mesmo que a Internet caminhe a passos largos pra idade das cavernas.

Já temos que nos conformar com o internetês ou eméssemês, que é a escrita toda errada, bizarra e bisonha (não é seu caso), e agora também temos que nos acostumar a viver em meio a trogloditas digitais.

É pracabá!

Imagem de Antonio Cezar Marcondes da Silva
por Antonio Cezar Marcondes da Silva - quinta, 24 maio 2012, 10:28

É isso ai!!! toma...

Imagem de Mateus Rambo Strey
por Mateus Rambo Strey - quarta, 23 maio 2012, 08:01

Baixou a versão particular (home), Weney? Ela não tem o proinfodata incluso.

por Luciano Moreno Marques - segunda, 28 maio 2012, 07:53

Pros Manolos que ainda não conseguiram resolver o problema com a tela azul pra digitar a frase QUERO DIGITAR O INEP DA MINHA ESCOLA DEPOIS (que é o post inicial do tópico) :

Máquinas que estão com o agente PROINFODATA antes de 22/09/2011, terão que baixar a nova versão do agente e reinstalá-lo, devido a modificações.

Para isso, vá até o site:
http://proinfodata.c3sl.ufpr.br/seed/install/index.html
entre com o INEP da escola, e clique em VALIDAR.

Será gerado um arquivo de extensão RUN, no formato:
agent_NUMERO DO SEU INEP.run
que deve ser salvo na pasta documentos (de preferência) em cada máquina que queira validar.

Depois, basta seguir os passos que estão especificados no documento PDF:
http://proinfodata.c3sl.ufpr.br/seed/doc/user_man.pdf

Em dois dias no máximo, você pode entrar no site:
http://proinfodata.c3sl.ufpr.br/seed/attendance/index.html
na opção BUSCA RÁPIDA, entrar com os dados pedidos nos formulários, e averiguar se o cadastro foi feito com sucesso.

Isso também vale para os projetores DIEBOLD que também dão a tela do INEP.

Apesar de todo o processo ter linhas de comando no terminal pra poder instalar o tal agente (esse terminal é o que faz o Linux ter mais avessos do que simpatizantes), a coisa é fácil, rápida e indolor.

Imagem de Leonardo Dario
por Leonardo Dario - quarta, 18 julho 2012, 10:39

cara, desculpa a noobice, mas você parece ter conhecimento acerca do registro do INEP. Resumindo, trabalho em um núcleo tecnológico e há um laboratório aqui, entretanto NINGUÉM tem ou sabe o tal do INEP (tenho uma lista com todos os números das EMEBS e CMEIS, mas do núcelo...) Fico na dúvida se foi incompetência dos gestores em terem perdido o contrato do projeto, consequentemente o número ou se esse laboratório é mutreta (equipamentos retirados das escolas). Acho pouco provável essa última opção, pois ao ligar à Positivo, sou informado que o equipamento pertence ao Núcleo. Sei que deveria abrir um novo tópico, mas tendo em visto o teor da discussão, faço o pergunta por aqui mesmo: Onde raios posso encontrar esse bendito INEP? grato

Imagem de Jouber Jordão
por Jouber Jordão - quarta, 18 julho 2012, 12:58

Observações:

1 - Tendo em mãos o número de série do equipamento defeituoso a Assistência Técnica do Fabricante das máquinas tem acesso ao Código INEP para a qual foi registrada.

2 - Se você for o Líder (Monitor Responsável) do Núcleo poderá solicita-lo através da Diretoria de Educação ao qual for vinculado. Caso contrário solicite ao seu Diretor o pedido do número INEP para esta Diretoria, tire uma cópia do Ofício de Resposta e abra uma pasta para este fim. Um dia irá precisar novamente desta informação. 

por Luciano Moreno Marques - quarta, 18 julho 2012, 13:45

Leonardo,é o seguinte: se o seu Núcleo for municipal, a Secretaria de Educação tem o INEP.
Se o Núcleo for Estadual (regional) a Superintendência (Delegacia) de Ensino é quem vai ter.

Aqui na minha cidade, quem me forneceu o número foi o Chefe do Setor de Informática da Secretaria Municipal.

Como eu disse nos posts anteriores, o INEP não era reconhecido como válido pelos computadores até atualizar o Agente Pro Info.

Pelo que tu falou, teu problema é não saber mesmo que número é esse.
Então, muito provavelmente, quando tu descobrir o número daí, vai ter que fazer aqueles passos de criação do arquivo RUN, do Agente.

Entre em contato com os canais citados, e depois retorne aqui pra sabermos que deu certo.

[]s

Imagem de Leonardo Dario
por Leonardo Dario - sexta, 20 julho 2012, 13:43

primeiro, jouber. sim, já pensei nessa opção da autorizada. porém eles têm o equipamento cadastrado no referido setor (NTM), entretanto não possuem o INEP ou não quiserem me passar. e claro que já busquei/solicitei o número junto à secretaria de educação, mas a informação que obtive é que deveria ligar pro NTM (não, não é piada). a competência tem passado longe da minha região...

luciano, como disse, entrei em contato com a secretaria de educação e me pediram para procurar o ntm... por isso li aqui que discutiam acerca dos INEP e achei que poderia ter outra luz. como disse, tenho esse registro de todas as escolas e creches da minha rede, mas do núcleo tecnológico não tenho nem idéia de como obter. já entrei em contato até com o MEC, mas me passaram um que não existe... mas ainda não desisti de procurar isso!

esse agente do proinfo realmente é uma novidade para mim, inclusive achei que ele era automático quando se instala o LE4. porém ao tirar os relatórios, vi que alguns MAC's foram reconhecidos automaticamente, outros não. porém preciso resolver primeiro esse problema do núcleo para voltar a dar atenção às escolas. mas muito obrigado pelo suporte aí, galera!

Imagem de Jouber Jordão
por Jouber Jordão - sábado, 21 julho 2012, 21:16

Caro Leonardo,

- Junto do Núcleo Tecnológico funciona um Núcleo Pedagógico? Se sim, o seu código poderá, ainda, ser o mesmo do Núcleo Pedagógico. Se não, observe nas correspondências recebidas diretamente do MEC, principalmente os livros, que, nas etiquetas de identificação vem descrito o Código INEP.

- Por outro lado, acesse o site do FNDE (https://www.fnde.gov.br/pddeinfo/pddeinfo/escola/consultarinep) e faça a consulta específica.

Imagem de Leonardo Dario
por Leonardo Dario - segunda, 23 julho 2012, 08:10

galera,

obrigado pelo empenho, mas como eu disse, tenho a lista de todas as escolas e creches do meu município com o INEP, porém trabalho no núcleo tecnológio - que não se encaixa em nenhuma das opções acima. acredito que existe um número, pois os equipamentos fazem parte do pregão FNDE 83/2008, ou seja, pregão do MEC/FNDE que regula todo INEP independentemente se escola ou não. já realizei todas as opções supracitadas e caro jouber, não há esse núcleo pedagógico junto a nós. o setor que nos liga é um tal de programas de projetos - setor este que pediu para procurar a informação no NTM... o problema aqui, pelo que estou tentando entender é que houve uma equipe anterior que fez todo esse processo e não passou as informações para a gestão que entrou. para não ficar dependendo desses comissionados da vida, estou buscando as informações no próprio MEC. hoje abri um protocolo no MEC, vamos ver se funciona. dando certo posto aqui. obrigado. ah, jouber, essa da correspondência é uma boa, admito que não havia pensado nisso, irei procurar se existe alguma que é enviada diretamente ao núcleo ou se vai para secretaria (o núcleo daqui funciona fora da secretaria, talvez por isso essa dificuldade), mas caso ache por correspondência, aviso também. ideal é facilitar a vida do próximo que venha a ter esse mesmo problema...

Imagem de christian guilherme sobral
por christian guilherme sobral - quarta, 18 julho 2012, 16:59

Pelo que sei, se for escola tem o código no documento da escola onde constam os dados da própria. 

por Luciano Moreno Marques - quarta, 1 agosto 2012, 08:07

Leonardo,
Realmente o INEP não vai existir se você não atualizar o Agente ProInfo nas máquinas.
Como eu te disse, o do nosso NTM também era inválido... não existia... até que atualizei o Agente.

Você entra naquele endereço que eu postei acima, digita o INEP, e mesmo assim, ele não te fornece o arquivo RUN?

Imagem de Leonardo Dario
por Leonardo Dario - segunda, 6 agosto 2012, 08:58

Luciano,

Obrigado pela ajuda, mas acabei resolvendo com uma pessoa certa no MEC mesmo... com relação aos agentes, ainda não os cadastrei por falta de tempo por mexer com as capacitações IED, TIC e PITEC... mas obrigado pela ajuda de todos...