Fórum: LE4.0 - Internet, Redes e Segurança

Imagem de Meurer Gonçlaves
problema com wireless LE 4.0 pregão 71/2010
por Meurer Gonçlaves - quarta, 28 setembro 2011, 17:50

Bom pessoal, estou com o seguinte problema, nesta terça (27/09/11) instalaram os novos micros com LE 4.0 no laboratório da escola porem a rede ficou sobre minha responsabilidade, então vamos aos problemas.

O principal problema é que em alguns micros não esta aparecendo a opção para se conectar através da rede wireless, é como se não houvesse placa wireless no micro, isso esta acontecendo em 4 dos 9 micros instalados.

O segundo problema esta com o micro/servidor, ele somente esta conectando através da wireless, acontece a mesma coisa dos micros acima porem a internet cabeada, ou seja, o servidor não esta servindo pra nada.

Alguém tem alguma solução para esses problemas?

Desde já agradeço a atenção =)

Re: problema com wireless LE 4.0 pregão 71/2010
por Meurer Gonçlaves - quinta, 29 setembro 2011, 08:10

Continuando na minha empreitada, nesta quarta quando liguei os micros tive uma pessima noticia, as conexões wireless de todos os micros com exceção do servidor simplismente sumiram, clico na opção de procurar rede os micros simplismente não acham rede wireless alguma.

Imagem de Joecir Oliveira
por Joecir Oliveira - quinta, 29 setembro 2011, 09:50

Cara, teu roteador está funcionando ???

Imagem de joao britodesouza
por joao britodesouza - quinta, 29 setembro 2011, 10:32

Fazendo outra pergunta tua rede e assim:

modem>roteador>computadores.

Bem as perguntas que não querem calar, os computadores antigos funcionan??? Qual e o computador do pregão anterior???

Bem se os outros  funcionam menos mal. Se for a primeira vez que vocês receberam o computador, quem abre e monta os computadores são a proinfo, eu sei, eu sei, todos nos sabemos montar computadores, se alguem que não for eles montarem, perde a garantia. O provedor e por conta de algum servidor oi, velox, vivo, etc e tal. O roteador wirelles que e da proinfo, o setor de informatica que configura ele. Bem se todos os computadores antigos estão funcionando(se você tiver pc antigos)você tem que saber o servidor e a senha do wirelles para fazer os outros funcionarem. Por favor responda para podermos ajudar.

por Meurer Gonçlaves - quinta, 29 setembro 2011, 19:52

Sim o roteador esta funcionando porque a internet wireless funciona normalmente no servidor, porem no servidor a internet a cabe NÃO funciona, já nos outros micros é exatamente o oposto, a internet a cabo funciona porem a wireless não.

Quando instalaram os micros, nesta ultima terça (27/09/2011), eles reconheciam e conectavam ao roteador wireless normalmente, sem a necessidade de usar os cabos, porem no mesmo dia o ícone que fica ao lado do relogio de conexão wireless sumiu de alguns micros, e eles pararam de conectar, e no outro dia acabou sumindo dos que restavam, agora estou só com a conexão via cabo, que esta salvando o dia, porem mesmo assim gostaria de resolver esse problema, afinal se tem wireless, tem que funcionar.

Só pra constar, já fui no gerenciador de rede e criei uma nova rede wireless, porem mesmo assim não acha o sinal do roteador.

E a minha conexão é:

roteador>computadores

Porque o roteador wireless também é modem.

Os micros antigos não eram do programa proinfo, então eram windows e sem wireless.

por Meurer Gonçlaves - sexta, 30 setembro 2011, 08:38

Só pra completar minha dor de cabeça, cheguei hoje, sexta, e descobri que wireless do servidor também sumui, ou seja, estou sem internet no servidor, porque já não funcionava a internet a cabo e agora foi-se a wireless.

Ta muito estranho isso, é como se as placas não existissem, porque entrando em sistema>centro de informações>interface de redes, lá somente aparece duas redes, a cabeada padrão "eth0" e uma chamada "lo" que não faço a menor ideia para que serve.

por Joecir Oliveira - sexta, 30 setembro 2011, 09:55

Cara lo é a interface loopbak, ou seja, interfce local.

Com ose foce um locahost.

Ta parecendo que tuas placas deram pau.

Abre um chamado pro técnico vir abrir os pcs .

Que beleza, novo e ja foi pro pau.

Pqp.

por joao britodesouza - sexta, 30 setembro 2011, 10:38

Para tudo, para tudo. O problema e similar a da minha escola, a pergunta que não quer calar quando instalaram a rede wirelles  te deram o nome da rede(usuario) e a senha. Se não deram procure quem a tenha, pois o problema e supersimples, eu estou com problema semelhante no meu projeto(multi)sei lá o nome, eu considero um notebook metido a besta, bem ele veio com Linux educacional 4.0 o problema e o seguinte e quando você desliga esses benditos, eles não gravam, simplesmente eles desligam a rede wirelles e você no dia seguinte tem que digitar nome e senha pronto tudo resolvido. Segundo não se preocupe também estou com problema no computador principal, que esta sem internet, mais toda a rede está um amigo, ainda não enviei email pra ele, mais ele vai me ajudar a configurar o computador principal, depois ponho o post pra ajudar a galera.  Procure o Usuario e Senha.

por Meurer Gonçlaves - sexta, 30 setembro 2011, 12:21

Eu tenho o usuário e senha, porem não adianta fazer isso, já fui la e criei uma rede novo porem não adiantou nada, eles simplesmente não acham o sinal do roteador. Já pedi para o pessoal do suporte da SMED vir aqui na escola pra ver se resolve, se não der, estou pensando em mudar a versão do LE para a 3.0, que não deve ter tantos bugs por ser mais velha.

Imagem de sergio carvalho
por sergio carvalho - sexta, 30 setembro 2011, 13:08

a senha nunca é fornecida, quem repassa é o pessoal da proinfo ao técnicos dos ntes e estes repassam aqui nesta comunidade.

e mudam de pregao para pregão, exemplo: nos le1.0, le2.0 era qwe12 a senha do wireless em criptografia wep e depois veio o le3.0 com criptografia wpa2 e senha de 128 bits ProinfoUrbano832008

Não sei se neste teu pregao é a mesma senha.

se tu criou rede nova precisa reconfigurar tudo de novo do zero pq o sistema simplesmente sai configurada para a rede proinfo, mexeu na rede some tudo...

olhou pra ver se a placa levanta pelo menos (acende a luz no wireless)

se acende o sistema reconheceu o hardware, depois entre network_manager do sistema

por Meurer Gonçlaves - sexta, 30 setembro 2011, 13:46

Bom, se tu se refere ao led que da placa wireless que fica ao lado da antena, não, esta luz não esta acendendo, como eu disse antes, os pcs não acham rede wireless nehuma, na interface, que é usada para selecionar as conexiões não aparece a placa wireless, enfim é como se a internet não existisse.

Segue link com a imagem da interface de internet, para explicar melhor o problema:

http://imageshack.us/photo/my-images/716/imagem1uu.png/

Obs: Estou usando um micro do laboratorio poque o servidor não entra na internet de maneira alguma.

Imagem de sergio carvalho
por sergio carvalho - sexta, 30 setembro 2011, 21:10

bom, neste caso peço lhe que abra uma chamada técnica para o suporte informando as ocorrencias que eles devem vir trocar a placa wireless...

Imagem de Frederico Rodrigues
por Frederico Rodrigues - segunda, 17 outubro 2011, 08:25

Também estou com o mesmo problema.. a placa estavam funcionando normal, do nada elas pararam creio que seja algum bug do Linux 4.0 que eu sinceramente não gostei, porém como a prestadora de serviço é a CCE é muito dificil eu conseguir falar com eles pelo tel ja tentei e não consigo.. resumindo: estou sem net faz 1 mes na sala no qual dou aula devido a esse problema da placa wirelles... e ja vi q nao é roteador porque no PC ( principal ) com Windows xp e á cabo ele funciona corretamente...Alguem ai tem mais alguma dica no que podemos fazer pra arrumar essa bendita placa wirelles do Linux educacional 4.0?

Imagem de Frederico Rodrigues
por Frederico Rodrigues - segunda, 17 outubro 2011, 08:37

Se alguem puder me ajudar com relação a essa placa wirelles ficarei grato, meu MSN pra contato é  korcsp@hotmail.com  só add

por Meurer Gonçlaves - quinta, 3 novembro 2011, 13:28

Bueno, consegui resolver em parte o problema, para fazer as placas funcionarem tive que restaurar o sistema com o cd que vem junto com os micros. Porem a má noticia é que após uma semana a rede sumiu de novo ou seja, toda semana provavelmente terei que fazer restauração do sistema :S

Alguém saberia me informar se já saiu alguma atualização para L.E. 4.0?

Porque eu espero que lancem logo um correção para esse bug.

por Joecir Oliveira - quinta, 3 novembro 2011, 13:32

Roda um live cd do linux.

Se funcionar é algum pau no sitema.

Se nã ofuncionar é pau na placa.

por Joecir Oliveira - quinta, 3 novembro 2011, 14:16

Tenta com o usuário professor

Imagem de Eunice Christina Rodrigues Silva
por Eunice Christina Rodrigues Silva - quarta, 9 novembro 2011, 13:40

Tem um monitor que trabalha em uma de nossas escolas, o Cleiton, que acompanhou a instalação com o pessoal técnico deles e deu o mesmo problema, aí qdo ele escolhe Linux Educacional 4.0, with Linux 2.6.32-34 ou 35 no GNU GRUB não funciona o wireless mas quando ele escolhe o  Linux Educacional 4.0, with Linux 2.6.32-29-generic-pae aí funciona normalmente o wireless.... tenta aí.

por joao britodesouza - quinta, 10 novembro 2011, 07:14

Uma pergunta quando a proinfo instalou esses computadores, alguem verificou se toda a rede estava funcionando??? Ou não foi a Proinfo que instalou esses pcs????????

alexandre
por alexandre suguimoto - sexta, 11 novembro 2011, 20:04

Quem instalou foi a equipe da CCE. Se detectado algum problema pode abrir chamado pelo 0800 722 23 31, no entanto se o problema for de configuração da rede, não sei se eles poderão fazer algo.

Imagem de Reginaldo Angelon
por Reginaldo Angelon - terça, 31 janeiro 2012, 13:20

Bom dia! Também estava com este problema, e só esta semana consegui resolver da seguinte maneira.

Quando o linux está carregando vamos escolher a versão do linux, por exemplo:

Linux Educacional 4.0. with Linux 2.6.32.38 generic-pae

Abaixo desta opção existe a Linux Educacional 4.0. with Linux 2.6.32.38 generic-pae (recovery mod) (escolho está para instalar a placa wireless novamente), Esta opção existe para cada versão.

Depois que carregar vai entrar no menu de recuperação. Nele escolho a opção Reparar pacotes quebrados, em seguida escolho Atualizar o carregador de inicialização grub, e vou na opção continuar inicialização normal.

Demora uns 5 minutos para instalar, aí vc reinicia o computador e vc pode observar que o ícone do sinal da placa wireless voltou.

até mais.

Imagem de Leonardo Dario
por Leonardo Dario - segunda, 11 junho 2012, 08:17

provavelmente já resolveram o problema, mas só para constar para consultas futuras, também tive esse problema com o LE4. ele de fábrica vem com a wireless 'bloqueada'. aqui resolvi assim:

- Cliquei com o botão direito na barra de ferramentas (a do relógio) > Opções de painel > Desbloquear widgets;

- Ao fazer isso, você notará um pontinho nessa barra, acredito que perto do ícone do som. clique nele e configure a sua rede.

- lembrando que esse procedimento deve ser feito em todos os usuários e é prudente que as outras estações não estejam logadas para não causar bug; aconselho fazer o procedimento reverso (bloquear), após a configuração.

espero ter ajudado

Imagem de elenilce almeida gomes
por elenilce almeida gomes - domingo, 24 junho 2012, 12:58

Estou com o mesmo problemade wireless no meu notebook doado pela prefeitura de Fortaleza.Pregão 45/2011.Não consigo  configurar o wifi e depois a conexão de cabo não funcionou tb.

Estou achando que esses pregões servem para as empresas limpar os depósitos . Pois os notebook já chegam com defeitos .

Imagem de Leonardo Dario
por Leonardo Dario - segunda, 25 junho 2012, 23:35

olá, elenice

esses micros são zero bala? se não, já tentou reparar como o colega reginaldo postou?

tente rodar o live de outra versão do ubuntu (edubuntu, 12.04lts ou a que tiver)... estou começando a acreditar que o problema tá no LE4, em...

Imagem de Luciano Moreno Marques
por Luciano Moreno Marques - terça, 26 junho 2012, 06:28

Esse problema coma Wireless é cabeludo.
Quem instalou a versão do LE4 disponibilzada aqui no site (Kernel 35.25) já sabe a dor de cabeça que vai ter.
Quem não instalou... nem instale.

Essa versão do Kernel não dá suporte à placa Wireless, e por mais que se tente, não há quem faça funcionar a rede sem fio.

Estou com dois computadores sem Wireless no meu laboratório, simplesmente porque não se acha, em lugar algum dessa Internet, os recovery desse pregão 71/2010

Acaba que dá saudade da Positivo, pois, malemale, tínhamos o recovery de todos os laboratórios.

Na minha cidade, até agora, recebemos 4 laboratórios da CCE... todos sem recovery...

Aí, se precisamos formatar, ou algo do gênero... ficamos sem internet wireless.

Imagem de Leonardo Dario
por Leonardo Dario - terça, 26 junho 2012, 10:59

admito que tenho tido sorte. pouco menos de 20% das máquinas que coloco o LE4 dão problema na wireless, mas quando dá, já aviso que só cabeando mesmo. as máquinas que não têm o multiplier, estou colocando o Edubuntu12.04. não entendo como não lançam logo o LE5 ou abandonam de vez o projeto. o layout do le4 ficou melhor que o anterior, mas a funcionalidade tá péssima mesmo... fora que a especificação dos micros montados pelo MEC é vergonhosa; rodar 1gb compartilhado tá cada dia ficando pior....

por Luciano Moreno Marques - quarta, 27 junho 2012, 06:40

Aqui já é o contrário.
Temos problemas demais com a wireless no LE4.
Em computadores do pregão 45/2007, de 10 máquinas, só 3 funcionam, e numa velocidade de tartaruga.
Em computadores do pregão 83/2008, instalei o LE4 numa quinta feira, e na terça da outra semana, dos 16 terminais, só 4 estavam funcionando... o sistema!
E agora, no pregão 71/2010, tem esse problema com o Kernel, que não é compatível com a placa de rede desses computadores.

Apenas discordo que se abandonem o projeto: um sistema voltado para a educação, completamente gratuito, é passível de erros e problemas.
Vir com o LE5 sem resolver os problemas do LE4 é dar um tiro no pé.
Não sanou os problemas do 4, e já vai lançar o 5, com mais problemas ainda pra serem descobertos?

Há máquinas que não suportam um sistema mais robusto, como você mesmo falou.
Agora, do pregão 71/2010 não é só 1 GB compartilhado.
São 3 GB, nénão?

Eu fiz máquinas virtuais em todas os PCs desse pregão, com 1 GB em cada, então, quando tá rodando nas duas estações, fica 1 GB pra cada sistema virtual, e mais 1 GB pro sistema nativo.
E mesmo assim... não fica lento.
Roda de boa.

O caso é saber a resposta pra duas questões:

1 - Por que não se colocou os DVDs de restauração em TODOS os laboratórios, como foi feito com os do Pregão 83/2008?

2 - Por que ainda não se tem uma solução definitiva para o problema com a placa de rede x kernel mais novo?

Eu já me disponibilizei a upar os DVDs Recoverys do pregão 71/2010.
Basta que alguém me envie os mesmos pelo correio.
Faço a ISO, e hospedo no Rapid Share.

Imagem de Leonardo Dario
por Leonardo Dario - quarta, 27 junho 2012, 09:25

vou tentar reformular a minha acidez... sim, tenho calafrios com o LE4. você pega para atualizar um LE3 com a wireless funcionando e termina a instalação.. nada! como explicar isso ao diretor(a)? quando digo em abandonar o projeto, faço menção em se empenhar mais e testar mais antes de jogar uma 'bomba'. tudo bem que acredito que todos os envolvidos no projeto tenham boa vontade, mas sinceramente, só isso não basta... o LE4 tá muito cru ainda e pior nem todas as escolas o instalaram (e olha que já tá com uma distro bem antiga) e os que não instalaram, como já fora dito, melhor nem se atrever a isso.

quando critiquei as máquinas montandas pelo MEC, referi as que estão na minha região. todas são do pregão 83/08, ou seja, um celeron E1200 (1.6) com míseros 1GB que mesmo com swap, fica muito ruim (não consegui checar que barramento é, mas com certeza 667), principamente por ainda ter que compartilhar com o vídeo e outra estação... aí vocês estão rodando com 1gb free em cada estação e provavelmente a cpu foi melhorada...

com relação as interrogativas, fui lotado recentemente no núcleo, então nem sabia desse dvd de restauração, mas isso resolve o problema da wireless? não acredito... e não é o mesmo recovery que tem no grub??

para finalizar, quando disse para adiar o lançamento do LE5, não quis dizer lançar 'nas coxas', mas sim um SO estável, já que o LE é feito em uma distro estável do ubuntu... agora pegar uma distro para estragar é sacanagem... e com relação a um sistema voltado para educação... na realidade o ubuntu tem um sistema voltado para educação. eu utilizo o edubuntu. o único problema dele, é que como estou utilizando a última versão (12.04) ainda não há compatibilidade com o userful... 

por Luciano Moreno Marques - quinta, 28 junho 2012, 07:14

Leonardo, vamos por partes:

1 - Você sai do LE3 pro LE4. Isso não dá problema algum, uma vez que estamos falando dos pregões mais antigos.
Nos pregões 45/2007 e 83/2008 a rede sem fio funciona no usuário professor.
Pra funcionar nos usuários alunos, é só trocar o grupo principal deles pra Professor.

2 - O empenho que você cobra antes de jogar a bomba... eu vejo esse empenho nos desenvolvedores.
Vejo isso no outro forum de LE4 que frequento.
Todo e qualquer problema que o LE4 apresenta é jogado nesse outro forum, e os desenvolvedores tentam reproduzir o erro e achar as soluções cabíveis para o problema.
Como exemplo, vejo dois problemas que tive com o LE4 do pregão 71/2010: um com o Virtual Box, outro com a rede sem fio.
Em ambos os casos, os desenvolvedores passaram mais de um mês me auxiliando para a resolução dos mesmos.
Infelizmente, o da rede sem fio não teve como, mas a Virtual Box, a tenho funcional em todos os terminais do laboratório, nos usuários professor e alunos.

3 - O Recovery resolveria todos os problemas sim, tal como resolve os problemas com os PCs da positivo (os que você tem aí).
O que está acontecendo é que o Kernel 2.6.32-xx tem suporte às placas wireless do pregão 71/2010, já o 2.6.35-25, que é a distro disponível aqui no site, não tem esse suporte.
Resultado: se você formata a máquina com esse Kernel mais atual, fica sem rede wireless.

4 - O recovery que tem no Grub é deletado quando você faz a formatação do disco para instalar essa versão do LE4 que está no site.
As soluções encontradas pelos amigos lá do outro forum vão de instalações de pacotes de correção, passam por voltar ao kernel anterior, e em último caso (e mais radical) fazer uma imagem de 50 GB de um disco "sadio" pra ser usado como recovery das outras máquinas, usando o Clonezilla, o que é inviável pois além de ter que possuir um HD externo para fazer a imagem, vai demandar muito tempo pra construir essa imagem.

5 - Veja só: se não tiver ninguém disposto (como você parece não estar) a testar as versões do LE4, ou 5, que seja... a coisa nunca vai andar.
Por isso existem as versões betas.
Os RCs da vida.
Eu vejo o LE4 como uma evolução enorme na maneira como encarar o software livre.
O LE4 acho bem mais amigável que o LE3, embora tudo necessite de conexões potentes de internet (pros vídeos e conteudos educacionais)
Se vier o LE5, que venha.
Eu testo o LE4 desde a primeira versão que saiu.
Fiz o teste com 4 RCs até chegar à versão estável.
Tive alguns problemas no pregão 83/2008, mas... problemas acontecem mesmo.

Imagine o número de máquinas existentes em todo o Brasil.
Imagine o número de professores/técnicos que começaram a se aventurar no Linux depois da chegada desses laboratórios (sou um deles)
Agora... veja quantas pessoas estão na equipe de desenvolvimento.
É covardia dizer que jogaram uma bomba.
Utiliza o LE4 quem quer.
Quem quer utilizar... e quem quer ajudar.
Não é obrigatório seu uso.
Se você acha que o sistema é uma bomba, use o recovery do 3 pra restaurar suas máquinas.
Eu tive que voltar pro 3 em dois dos laboratórios que instalei o dito cujo.
Mas nem por isso acho que o 4 seja bomba.

Imagem de Valter Roberto Lemes Neves
por Valter Roberto Lemes Neves - quarta, 12 setembro 2012, 15:44

Luciano, boa tarde.

Sou do setor de informática da secretaria de educação do município de Lins-SP. Estamos com o mesmo problema da wirelles em nossos laboratórios PROINFO 71/2010 - do nada pararam de funcionar e pelo que vi neste tópico ainda não há solução definitiva para tanto. Como o antigo labor já era cabeado estamos utilizando via placa de rede 10/100/1000 mesmo. Uma dúvida que eu tenho é que apenas um labor PROINFO não apresentou este problema da wirelles e ele veio no mesmo lote de outros 3... Quanto aos DVDS de restauração todos os laboratórios tem sim, o que eu vi que acontece é que a empresa que instala os labor PROINFO é que não avisa o diretor da escola ou as vezes nem deixe com ele os dvds - tem que ficar em cima - principalmente que quase sempre a empresa que instala não é a que ganhou a licitação - a que ganhou a licitação terceira 'trocentas' vezes - prá ter ideia aqui em minha região a empresa que veio instalar representa uma de Osasco/SP, que por sua vez recebeu da capital, que por sua vez recebeu o serviço de Londrina/PR e que foi terceirizada por uma de Brasília/DF... veja o rolo! Quem ficou no "fim da fila" nem tem o material adequado para a correta instalação do kit PROINFO (foi isso que o técnico me passou) ou seja: esses labor PROINFO foram montados 'na coxa' (desculpe o palavriado...). Pra reesolver esses problemas a gente mesmo do suporte técnico municipal estamos tentando deixar redondinho esses laboratórios. O Fórum aqui ajuda muito, assim como outros que já passei, mas uma coisa que devemos criticar pra valer é o planejamento do MEC/PROINFO em enviar esses kits para as escolas e não darem uma capacitação técnica nos municípios pra que eles mesmos possas resolver problemas pontuais. A mesma coisa acontece com as salas de recurso para educação especial: mandaram os kits mas não capacitaram nenhum técnico para 'por para funcionar' pra valer, só investiram na capacitação pedagógica mas técnica que é tanto quanto importante nada!

Enfim, se quiser a imagem dos DVDs Terminal e Servidor do PROINFO /2010 posso disponibilizar, só me diga onde posso 'upar' ou me passe seu endereço via e-mail que envio uma cópia.

Imagem de Silence Lucid
por Silence Lucid - quarta, 12 setembro 2012, 18:28

Valter, boa noite.

Você poderia upar ele como torrent (http://thepiratebay.se/) assim não corre o risco do link expirar, eu também tenho interesse nos DVD de restauração do LE4 MT e SV, certamente vão aparecer mais pessoas interessadas nestes DVDs.

Vlw.

Imagem de Jouber Jordão
por Jouber Jordão - quarta, 12 setembro 2012, 18:51

Caro Valter,

- Vamos deixar os podermenores de lado nesse momento. Mas, aqui na cidade de Américo Brasiliense-SP também recebemos os equipamentos do Pregão 71/2010 com micros/ multi-terminais com Processador Intel Dual Core. --- Esses processadores já são compatíveis com L.E. 4.0. Pode-se, pr'aqueles que não tem os DVD´s de instalação do Linux, baixa-los aqui no 'LinuxEducacional.com'. Os arquivos estão em '.ISO' pra se queimar novos DVD´s de instalação.

- Mas vamos lá, na semana passada também tive problemas com a internet Wi Fi de todas as estações e inclusive com o Servidor, onde foi necessário a reconfiguração manual de todas elas. Pois, 'ocorreu atualização automática' do Kernel do Linux Educacional 4.0; 'deletando' as configurações de rede local e internet.

- Segue a dica: Primeiro reconfigure a internet Wi Fi no servidor e depois nas estações. Somente aí, reconfigure a rede interna delas. Porém, e não menos importante, para a configuração do 'EPOPTES' (Software para Gerenciar Laboratórios e Salas de Informática), será necessária a configuração de Rede Wi Fi e Via Cabo UTP em conjunto. Isso mesmo, em conjunto, pois o EPOPTES na 'enxerga' rede Wi Fi.

Imagem de Tania Oballe
por Tania Oballe - quinta, 16 agosto 2012, 09:34

Bom dia!

Estou começando a trabalhar com o LE 4.0 e o que resolveu qdo não aparecia o wireless foi instalar o widget network management e procurar a rede.

Att.

Tania