Instalação do Linux Educacional 4.0

6 CRIANDO O USUÁRIO ALUNO

Para evitar que o aluno tenha acesso as configurações do sistema e realize alterações indevidas que prejudiquem a estabilidade do Linux Educacional será criado por medida de segurança o usuário aluno, o mesmo não terá status de administrador. Portanto não poderá modificar o sistema.

Vale ressaltar que a versão 4.0 do Linux Educacional vem pré-configrada para restaurar as modificações da parte gráfica ao reiniciar.

Para isso, clique no menu Iniciar – Sistema – Gerenciador de Usuários (KUser) (figura 25).

Menu iniciar

Figura 25 - Menu iniciar

Em seguida digite a senha de administrador conforme figura 26. Neste exemplo está sendo utilizando o usuário professor cuja senha é professor. Clique em OK.

login

Figura 26 – Senha de Administrador

Depois clique sobre o botão ADD para criar novo usuário (figura 27).

Adicionar usuários

Figura 27 – Adicionar usuários

Na caixa de diálogo do KUser (figura 28) digite o nome do usuário a ser cadastrado. Como sugestão será criado o usuário aluno. Clique em OK.

Nome do usuário

Figura 28 – Nome do usuário

Na janela de propriedades do usuário (figura 29) deve se preencher o campo Nome completo. Posterior clique no botão Definir senha.

Propriedades do usuário

Figura 29 – Propriedades do usuário

Após o passo anterior digite a senha do novo usuário (sugestão: aluno) e no campo Verificar repita a senha. Clique me OK (figura 30).

Senha do usuário

Figura 30 – Senha do usuário

Posterior cadastrar a senha do novo usuário clique na aba "Grupos" para definir as permissões do usuário.

Como sugestão marque os grupos mail, news, cdrom, floppy, tape, audio, video, plugdev, games, fuse, dialout e dip conforme a figura 31.

Para finalizar o cadastro do usuário clique em OK.

Grupos de usuários

Figura 31 – Propriedades do usuário

A próxima vez que ligar ou reiniciar o computador será mostrado no menu de login os usuários cadastrados: professor e aluno (figura 32).

Tela de login

Figura 32 - Tela de login