Imprimir o livro todoImprimir o livro todo

Instalação do Linux Educacional 4.0

O presente manual tem como propósito subsidiar a instalação do sistema operacional Linux Educacional em sua versão 4.0 disponibilizado no site http://www.webeduc.mec.gov.br. Este descreve os passos desde inicialização até o primeiro login. As etapas estão detalhadas passo-a-passo com suporte visual de screenshots.

Site: Linux Educacional - O pinguim vai à escola
Curso: Linux Educacional - O pinguim vai à escola
Livro: Instalação do Linux Educacional 4.0
Impresso por:
Data: sexta, 28 Abr 2017, 05:27

1 CAPA

capa

2 INTRODUÇÃO

O presente manual tem como propósito subsidiar a instalação do sistema operacional Linux Educacional em sua versão 4.0 disponibilizado no site http://www.linuxeducacional.com. Este descreve os passos desde inicialização até o primeiro login. As etapas estão detalhadas passo-a-passo com suporte visual de screenshots.

O manual está organizado em 04 (quatro etapas) que contemplam a configuração do Setup da BIOS, utilização da versão LIVE-CD, instalação do Linux Educacional 4.0 e a criação de usuários.

Os procedimentos de instalação foram executados em um terminal com um HD exclusivo para o Linux. Mas vale destacar que é possível permanecer com o Windows e Linux em um único disco rígido através do sistema de dual-boot, todavia este tópico não será objeto deste.

Maiores informações sobre o Linux podem ser obtidas através dos endereços eletrônicos :

O manual é uma iniciativa que busca facilitar a utilização do Linux Educacional nos laboratórios de informática educacional (LIEs) do sistema de ensino nacional.

3 CONFIGURANDO O SETUP DO COMPUTADOR

Para executar a versão live-cd ou instalar a distribuição no computador é necessário que a ordem de boot inicie-se pelo CD-ROM. Para alterar siga os passos abaixo:

Ligue o computador e acesse a BIOS pressionando Del ou F2. Esta tecla varia de fabricante para fabricante, mas geralmente pode se descobrir observando o sistema carregar, pois aparece algo como: pressione F2 para setup, ou a tecla correta.

Observe a figura 1 que mostra uma possível tela quando pressionada a tecla Del ou a tecla de acesso a BIOS:

Figura 1 - Tela inicial do SETUP (BIOS)

Figura 1 - Tela inicial do SETUP (BIOS)

Selecione no menu a opção Boot (figura 2).

Figura 2 - Opções de Boot

Figura 2 - Opções de Boot

Em seguida altere o SETUP para que o CD-ROM/DVD-ROM fique em primeiro na seqüência de boot conforme figura 3.

Figura 3 - Ordem de Boot

Figura 3 - Ordem de Boot

Agora, coloque o CD-ROM no drive e salve as alterações na BIOS pressionando F10.

4 RODANDO A VERSÃO LIVE-CD

A distribuição Linux Educacional em sua versão 4.0 manteve a possibilidade de utilizar o sistema operacional sem a necessidade de instalação (versão live-cd).

Para testar o Linux Educacional altere a ordem do setup do computador para iniciar pelo CD-ROM conforme os passos anteriormente descritos e reinicie o computador.

Ao iniciar o computador o Linux irá carregar os arquivos básicos, assim que este procedimento estiver sido realizado será mostrado o menu abaixo (figura 4).

Escolha a opção "Experimentar o LE sem instalar" sem alterar o seu computador utilizando as setas de navegação, a posteriori tecle enter.

Menu de Boot

Figura 4 - Menu de Boot

O sistema será carregado na memória RAM (figuras 5 e 6)

Carregando o sistema

Figura 5 - Carregando o sistema

Carregando a interface gráfica

Figura 6 - Carregando a interface gráfica

Assim que carregar o sistema o usuário poderá testar a distribuição sem correr risco de alterar qualquer configuração do computador. (figura 7)

Tela inicial do Linux Educacional 4.0

Figura 7 - Tela inicial do Linux Educacional 4.0

Vale ressaltar que todas as alterações nas configurações do Linux não serão mantidas na utilização da versão live-cd.

Afim de que o usuário deseje manter as modificações de configuração é necessário a instalação que é o próximo item a ser demonstrado no manual.

5 INSTALAÇÃO DO LINUX EDUCACIONAL 4.0

Para iniciar a instalação é necessário que o setup esteja configurado para que o boot seja carregado a partir do cd.

Feita esta alteração coloque o cd do Linux Educacional no drive e reinicie o seu computador.

Após este procedimento aparecerá a tela de menu de boot conforme figura 8.

Escolha a opção Instalar o Linux Educacional 4.0 utilizando as setas de navegação do teclado, tecle enter para iniciar a instalação.

Menu de Boot

Figura 8 - Menu de Boot

Depois de teclar enter o sistema irá carregar o kernel e arquivos para instalação é preciso aguardar alguns instantes (figura 9).

Carregando o Kernel do Linux

Figura 9 - Carregando o Kernel do Linux

Nesta etapa é definido o idioma que será utilizado durante o processo de instalação. Após a escolha clique em avançar, tal como descrito na figura 10.

Definindo o idioma

Figura 10 - Definindo o idioma

Na próxima janela (figuras 11 e 12) o usuário deverá escolher o fuso horário de sua região. Para isto clique sobre um dos pontos vermelhos que corresponde a uma cidade com o fuso horário a ser utilizado, clique em avançar.

Definindo o fuso horário

Figura 11 - Definindo o fuso horário

Definindo o fuso horário

Figura 12 - Definindo o fuso horário - Região

O procedimento seguinte consiste na escolha o modelo do teclado do seu computador (figura 13). Caso haja dúvida na escolha do layout do teclado digite alguns caracteres (sugestão: ç, <, >, \, /, ^, ´) no campo localizado abaixo dos modelos.

Realizados estas ações clique em avançar.

Selecionando o layout do teclado

Figura 13 - Selecionando o layout do teclado

Em seguida é necessário formatar o HD para receber o Linux Educacional 4.0, caso tenha experiência utilize a opção Manual, caso contrário escolha a opção Assistido – usar disco inteiro. Neste manual utilizar-se-á a opção assistida. Clique em avançar conforme figura 14.

Formatando o HD

Figura 14 - Formatando o HD

Após a formatação deve se criar o usuário, este terá status de administrador, portanto analise a escolha do nome e senha. Se a instalação for em um computador pessoal opte por escolher as informações de login relacionadas ao teu perfil, mas em caso de uso em um laboratório procure estabelecer uma regra.

Para a instalação será criado o usuário professor com a senha professor. Posteriormente criaremos o usuário aluno. Digite os dados conforme figura 15 e clique em avançar.

Obs.: No campo: Qual é o nome do computador? Pode-se adotar pc01, pc02, etc, para cada máquina no laboratório. E além do usuário professor será criado automaticamente o usuário root para modo konsole cuja senha será qwe123.

Criando o usuário administrador

Figura 15 - Criando o usuário administrador

Feitas as configurações necessárias, clique em instalar (figura 16).

Iniciando a instalação

Figura 16 - Iniciando a instalação

Ao clicar em instalar no passo anterior o sistema de instalação irá formatar o disco rígido (HD), copiar os arquivos, realizar as configurações de hardware e software automaticamente. Esse procedimento levará alguns minutos, aguarde. (Figura 17)

Instalando o Linux Educacional

Figura 17 - Instalando o Linux Educacional

Quando a instalação estiver completa surgirá a caixa de mensagem solicitando que o usuário reinicie o computador, conforme figura 18. Então clique sobre o botão Reiniciar agora.

Reiniciando o computador

Figura 18 - Reiniciando o computador

Ao clicar em reiniciar o sistema solicitará que o usuário remova o CD de instalação. Efetue o procedimento e tecle enter.

Removendo o CD de instalação

Figura 19 - Removendo o CD de instalação

Pronto o sistema está instalado! Após reiniciar o computador aparecerá a tela menu de boot (figura 20), tecle enter para carregar o sistema (figura 21).

Menu de Boot

Figura 20 - Menu de Boot

Carregando o Linux Educacional

Figura 21 - Carregando o Linux Educacional

Na janela de login (figura 22) clique sobre o usuário professor, digite a senha e tecle enter para carregar o sistema.

Tela de Login

Figura 22 - Tela de Login

Após o login a interface gráfica KDE será carregada (figura 23).

Carregando a interface gráfica

Figura 23 - Carregando a interface gráfica

O sistema está pronto para o uso. (figura 24)

Área de trabalho

Figura 24 - Área de trabalho

6 CRIANDO O USUÁRIO ALUNO

Para evitar que o aluno tenha acesso as configurações do sistema e realize alterações indevidas que prejudiquem a estabilidade do Linux Educacional será criado por medida de segurança o usuário aluno, o mesmo não terá status de administrador. Portanto não poderá modificar o sistema.

Vale ressaltar que a versão 4.0 do Linux Educacional vem pré-configrada para restaurar as modificações da parte gráfica ao reiniciar.

Para isso, clique no menu Iniciar – Sistema – Gerenciador de Usuários (KUser) (figura 25).

Menu iniciar

Figura 25 - Menu iniciar

Em seguida digite a senha de administrador conforme figura 26. Neste exemplo está sendo utilizando o usuário professor cuja senha é professor. Clique em OK.

login

Figura 26 – Senha de Administrador

Depois clique sobre o botão ADD para criar novo usuário (figura 27).

Adicionar usuários

Figura 27 – Adicionar usuários

Na caixa de diálogo do KUser (figura 28) digite o nome do usuário a ser cadastrado. Como sugestão será criado o usuário aluno. Clique em OK.

Nome do usuário

Figura 28 – Nome do usuário

Na janela de propriedades do usuário (figura 29) deve se preencher o campo Nome completo. Posterior clique no botão Definir senha.

Propriedades do usuário

Figura 29 – Propriedades do usuário

Após o passo anterior digite a senha do novo usuário (sugestão: aluno) e no campo Verificar repita a senha. Clique me OK (figura 30).

Senha do usuário

Figura 30 – Senha do usuário

Posterior cadastrar a senha do novo usuário clique na aba "Grupos" para definir as permissões do usuário.

Como sugestão marque os grupos mail, news, cdrom, floppy, tape, audio, video, plugdev, games, fuse, dialout e dip conforme a figura 31.

Para finalizar o cadastro do usuário clique em OK.

Grupos de usuários

Figura 31 – Propriedades do usuário

A próxima vez que ligar ou reiniciar o computador será mostrado no menu de login os usuários cadastrados: professor e aluno (figura 32).

Tela de login

Figura 32 - Tela de login

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Estes procedimentos permitem a instalação do Linux Educacional 4.0 de modo correto e padronizado, evitando que haja dificuldades de manutenção do sistema e assim oferecer condições adequadas de utilização por todos os níveis de acesso: usuário e administrador.

De modo que o Linux Educacional 4.0 seja uma ferramenta que potencialize o processo ensino-aprendizagem através da inclusão digital.

8 DADOS DO AUTOR

Nome: Rafael Nink de Carvalho

Correio eletrônico: rafaelnink2@yahoo.com.br

Web site: www.rafaelnink.com

Fone: (69) 8415-5168

Formação:

2008-2010 UNESC – Faculdades Integradas de Cacoal – Cacoal - RO Superior em Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (em curso)

2006 – 2008 Curso de Extensão Universitária e Aperfeiçoamento: “Programa de Formação Continuada Mídias na Educação”. Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Carga horária: 180 horas

2005-2006 UNIR-Universidade Federal de Rondônia - Porto Velho-RO Especialização em Metodologia do Ensino Superior Carga horária: 390 horas

2004-2005 UNIR-Universidade Federal de Rondônia - Ji-Paraná-RO Especialização em Educação Matemática Carga horária: 400 horas

2000-2003 UNIR-Universidade Federal de Rondônia - Ji-Paraná-RO Licenciatura Plena em Matemática

Cursos e Palestras

Curso de Extensão Universitária: “Africanidades Brasil”. Universidade de Brasília – UNB. Carga horária: 120 horas, agosto a novembro de 2006;

Ocupação Atual

Professor Nível III com habilitação em Matemática, desde abril de 2004. Atuando na rede estadual de educação em Rondônia.

9 NOTAS DE LICENCIAMENTO

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil. Para ver uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.5/br/ ou envie uma carta para Creative Commons, 171 Second Street, Suite 300, San Francisco, California 94105, USA.

 

creative

Atribuição-Uso / Não-Comercial / Não a obras derivadas 2.5 Brasil

Você pode:

  • copiar, distribuir, exibir e executar a obra

Sob as seguintes condições:

  • Atribuição. Você deve dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante.
  • Uso Não-Comercial. Você não pode utilizar esta obra com finalidades comerciais.
  • Vedada a Criação de Obras Derivadas. Você não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta.

 

  • Para cada novo uso ou distribuição, você deve deixar claro para outros os termos da licença desta obra.
  • Qualquer uma destas condições podem ser renunciadas, desde que Você obtenha permissão do autor.
  • Nothing in this license impairs or restricts the author's moral rights.

Qualquer direito de uso legítimo (ou "fair use") concedido por lei, ou qualquer outro direito protegido pela legislação local, não são em hipótese alguma afetados pelo disposto acima.

Este é um sumário para leigos da Licença Jurídica (na íntegra).

Termo de exoneração de responsabilidade

creative